sábado, 21 de maio de 2011

Só o Turbo basta?

Só o turbo basta? 1ª parte - Geral
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser




_Analisando os resultados obtidos junto com os gastos gerados, o kit turbo compressor é hoje a melhor alternativa de ganho de potência rápida e controlável, dizemos controlável pois o preparador controla o quanto de pressão usará no sistema de sobrealimentação. Prestem muita atenção, quem controla a pressão é o preparador e não o condutor, principalmente se for um daqueles que gostam de aparecer e causam vários estragos em muros, postes, laterais de outros carros...


__Existem muitas matérias que explicam como funciona um turbo, como foi inventado, que aplicações eles têm e algumas que dizem como preparar o motor para turbiná-lo. Muitas dessas matérias são sérias e informam muito bem. Mas o que dizer do resto do carro? Será que você pode simplesmente pegar um e turbiná-lo com R$ 1.000 e sair andando? A resposta é não!


__Existem diversos tipos de turbo compressores que podem custar de R$ 900 até 5.000. Sendo que o custo médio fica em torno de R$ 1.500. Por outro lado, para se ter um carro turbo que funcione bem, que seja seguro e não arrebente o tempo todo, seu gasto será em torno de duas à três vezes o valor do kit turbo em si.
__Estes outros gastos parecem desnecessários até pintar um poste na sua frente, uma curva acentuada ou uma quebra do motor e conseqüentemente um baita dor de cabeça para você e outros inocentes.


__Uma coisa lógica acontece nestas horas, seu carro terá de 50 a 100% a mais de potência só com o kit turbo, e esta potência precisa ser passada para o chão, nesta hora que entram as principais modificações. Abaixo segue uma lista básica de itens para que seu carro suporte toda potência e não te cause um estrago grande.


Suspensões (retrabalho no curso e pressão do sistema);
Freios (o carro vai passar a atingir velocidades maiores, e as freadas passam a ser mais exigentes, é importante rever o sistema de freios);
Pneus (você sabia que todos pneus têm um limite de velocidade e ela está indicada visivelmente na faixa do pneu? O seu agüenta chegar a 200km por hora sem explodir?);
Embreagem (não pense que a original pode quebrar um galho, ela quebra antes disso);
Segurança reforçada (barra anti-torção, reforços no chassi e até chassi tubular, ótimos para não quebrar o carro no meio);
Acessórios (manômetros, marcadores, RPM e tudo isso não servem como enfeite, alguns são feios, mas são úteis pra kct);
Volante (será que os volantes de competição são apenas “bonitinhos”? ou garantem manobras em situações que exigem respostas rápidas?);
Bancos e cintos de segurança (alguns são duros mas ajudam seu corpo a não deslizar pelo carro em alguma curva ou ultrapassagem);
Utilitários para vida útil do motor (intercooler, filtros e algumas dicas básicas para não danificar o motor e a turbina);
Condutibilidade (essa palavra parece estranha? Então esqueça, você não merece um carro turbo. Seu modo de conduzir o carro que vai garantir sua segurança e a de outros bem como a vida útil de seu motor);
Paciência (não tenha pressa em montar o carro);
- E por fim, cabeça no lugar, quem monta um carro forte pensando em aparecer consegue isso (inclusive costuma sair em boletins de ocorrência, jornais, lista de óbitos etc).


Esses campos também servem para outros tipos de alterações na potência do veículo (aspirados, nitro, blower...) e serão abordados em matérias futuras bem como suas utilizações e marcas do mercado, mas avisando: Carro turbo é um ótimo brinquedo mas quando se tem bom senso!

MOTORES COM TURBOS
PASSAT


BARRA ANTI-TOR��O
BARRAS DE PROTE��O (CHASSI TUBULAR)
FREIO A DISCO
INSTRUMENTOS
INTERCOOLER
INTERCOOLER
ACIDENTES
ACIDENTE LAMBORGUINI
ACIDENTE PICKUP CORSA
SANTANA
MOTOR TURBINADO COM REFOR�OS
CIVIC
GOL ARRANCADA
ITENS DE SEGURANÇA
SUSPENS�O
BANCOS DE COMPETI��O (CONCHA)




Só o turbo basta? 2ª parte - Suspensão
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser



Continuando nossa troca de informações sobre carros turbinados vamos falar agora sobre suspensões e sua importância.
__Só para lembrar: essa série de matérias tem como objetivo alertar todos os doentes por carros que preparar o motor de um carro envolve muito mais do que apenas comprar um kit turbo com R$1.200,00 e sair por ai fazendo tssssss.

__
Para isso vamos avaliar alguns conceitos que ouvimos em rodinhas de bate papo sobre carros como:
"SUSPENSÃO ORIGINAL? Ae na moral, suspensão original não presta para carros preparados."

Correto. A suspensão original foi projetada e desenvolvida para oferecer conforto, segurança e estabilidade para determinado tipo de veículo com sua configuração original, peso, pneu e capacidade de carga. Logo um carro que pesa 1,2 toneladas com motor 1.8 e potência de 100cv teve sua suspensão projetada para essas medidas.
__Agora imagine que você instalou um kit turbo básico neste mesmo carro, e que dos normais 100cv o motor renderá 160cv. Pronto, 160cv não é nada assustador, mas em um carro de 100cv é um ganho de 60% a mais de potência! E o kiko? Simples!
__Vamos exemplificar: imagine-se no seu joguinho de futebol de final de semana com os amigos, bom né? Agora imagine que no próximo domingo você estará com suas perninhas 60% mais fortes, apenas os músculos mais fortes. Não acha que seus tornozelos de frango e joelhos de pato também precisariam estar mais fortes para suportar a carga das novas panturrilhas de elefante? Pois é, se você não fortalecer suas juntas e ligamentos você não irá render a força descomunal que tem nas pernas e ainda corre o risco de sofrer uma séria lesão. Ta Dr., mas e o carro turbo?O mesmo principio se aplica ao carro, se ele tiver uma potência de motor 60% maior que a potência original e não estiver bem calçado ele não irá fazer uso desta potência pois haverá um grande desperdício, ele pode quebrar facilmente a suspensão original e o pior de tudo ele não estará seguro. 

Então quer dizer que eu só preciso rebaixar o carro? NÃO!
__Você precisa adequar toda o seu conjunto de suspensão a nova realidade do carro, e isso inclui retrabalhar amortecedores em sua pressão e curso, inclui escolher molas adequadas e buchas também. Talvez você não tenha grana para colocar todas as buchas em material especial e molas altamente preparadas, mas elas precisam ser novas jamais use molas ou buchas gastas e danificadas, os amortecedores obrigatoriamente precisam passar por um novo acerto de pressão e curso. Para isso procure empresas sérias que estão no mercado há tempo ou que tenham profissionais experientes, vá a provas de arrancada e escolha entre os patrocinadores dos melhores carros.

REBAIXAR
__Rebaixar carros está muito ligado a alta performance, pois quando bem feito o rebaixamento de suspensões garante maior estabilidade em uma tocada esportiva. Mas FIQUE ESPERTO fuja dos caras que anunciam que encolhem mola com calor, com grampos, com amarrações ou mandingas/urucubacas.
__Isto é sério, carros rebaixados que apenas cortam as molas são perigosos para andar e ainda por cima ficam tudo arrebentados, pois todo o impacto que deveria ser recebido na 
suspensão do carro é passado para o chassis e isto vai causar trincas, rachaduras além de rangidos. Isso sem contar que uma encrenca rebaixada sem critérios nunca vai estar alinhada (adeus pneus...).
__Converse com preparadores de carros, conheça as leis sobre modificação de suspensões, avalie o uso que você irá fazer do carro, lembre da cidade de São Paulo que tem vias maravilhosas para estourar amortecedores e fuja das fórmulas mágicas.
__Carro rebaixado é muito bonito e anda melhor, isso ninguém nega, mas essa regra se aplica somente em carros que tem suspensões preparadas. O resto? O resto só serve para queimar o filme de quem realmente quer um carro bom e não está tão preocupado em aparecer nas portas de baladinhas na Vila Olímpia com carros socados.
__Para carros preparados você pode optar por suspensões fixas com trabalho nos telescópios, amortecedores e molas, e também existe a opção da suspensão de rosca, onde você pode definir a altura do veículo sempre que desejar (manualmente), mas nesta opção fique sempre atento se não houve alteração no alinhamento e cambagem.
__Você também pode instalar a suspensão a ar e seguir os mesmos cuidados recomendados da rosca. E já tem no Brasil algo muito louco que é a suspensão hidráulica, mas esta opção já não está ligada a preparação é outro esquema...
__Só para lembrar: Já vi muitos carros fortes serem espancados por carros mais fracos em motor, onde algumas vezes a suspensão fez a diferença.
Até mais, onde falaremos sobre Freios!
Claudio M. Kaiser


FOTOS DE SUSPENSÕES
ESQUEMA DE SUSPENS�O
RAIO-X DA SUSPENS�O DE UM MUSTANG
SUSPENS�O EM MOVIMENTO
SUSPENS�O EM 3D
CARROS PREPARADOS COM SUSPENSÕES PREPARADAS
GOL
SAVEIRO
DODGE DART
SAVEIRO

3° Parte


Só o turbo basta? 3ª parte - Freios
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser

Em continuação sobre nossa troca de informações sobre carros preparados para alta performance, vamos agora trocar uma idéia sobre freios.

__Mas antes disso, fui recentemente questionado por alguns colegas dizendo que é ilusão minha dizer que um carro preparado deve estar modificado em todos os seus itens. Entendo o que a galera falou! Realmente é difícil pra cacete montar um carro, e assim como a maioria eu culpo o nosso amado governo pelos altos preços praticados em nossa Goma (Brasil). Ou seja, não estou fora da realidade, eu faço parte dela e também já andei por muito tempo de carro turbinado com pneus remold (toda vez que atingia 200 km/h eu achava que era a ultima vez).

__Mas tem coisas que não da para admitir, estou cansado de ver nas ruas carros turbinados com equipamentos de som que custam R$ 2.000,00 adesivos de R$ 150,00 e asas ridículas que nem imagino quanto custam com todo esse visual agressivo MAS COM PNEUS CARECAS... O objetivo do site em escrever estes textos vai além das dicas sobre quais os passos para se montar um carro customizado, nosso objetivo envolve também a segurança de nossos leitores. Por isso vai mais uma vez o conselho: “Quando montar um carro forte saiba que a potência desse carro vai além do motor, a potência esta ligada ao conjunto”.

FREIOS

__Correr é bom, de carro então é muito melhor. Mas conseguir parar é essencial para quem quer voltar a correr em outras oportunidades.

__No caso de carros preparados existem muitos detalhes que fazem a diferença na hora de parar o carro, mas vamos apenas nos concentrar nos FREIOS. A mesma idéia da suspensão se aplica também aos freios, se você tem um carro com o dobro de potência você vai precisar também de maior capacidade de frenagem, isto já esta obvio.

__Mas como fazer para potencializar um sistema de freios? Isso requer uma par de cálculos, mas um jeito fácil e mais barato de resolver este problema se resume em manter seu carro sempre com discos e pastilhas novas, mantenha o sistema sempre abastecido de fluído e muito bem regulado. Se possível instale freios a disco nas quatro rodas, faz uma diferença grande. Tudo isso é muito caro para fazer, mas se você não tiver o dinheiro para pagar um sistema de freios gringo, tire a diferença no seu estilo de dirigir! Como? É fácil!

__Pense que um carro turbo é capaz de atingir altas velocidades em pequenos espaços, para se ter um exemplo um carro turbo básico consegue atingir 100km/h em segunda marcha, isso significa pouquíssimos metros. Mas na hora de dirigir, não pense em quilômetros por hora, pense em metros por segundo. Faça as contas e veja a quantos metros por segundo estará se seu carro estiver a 100km/h, garanto que você ficara impressionado com a velocidade. Viu porque dizemos que um freio bem preparado pode fazer a diferença?

__Em especial durante esta parte na matéria procuramos de propósito omitir um pouco aquele tom de brincadeiras que são características de nossos textos, isto porque já tivemos vários amigos colegas e conhecidos que sofreram e causaram sofrimento por causa de acidentes com carros. Para vocês nossos camaradas leitores, deixamos o recado que quer estejam de carro preparado ou de original tenham a consciência de saber a hora de parar de acelerar e parem antes desta hora. Somos todos grandes fãs de carros Customizados com motores ignorantes e socados com som extremecedores, mas só vamos curtir nosso vicio se estivermos vivos, to certo?

__Obs. Gostaria de saber se algum de nossos leitores tem algum caso para contar que já se passou com seu carro Customizado, pode ser alguma coisa engraçada, uma escapada de um acidente por um triz, alguma insanidade feita, alguma viagem arriscada com seu manco etc.



FOTOS DE FREIOS
FREIOS A DISCO
FREIOS HIDRÁULICOS (TAMBOR)
DISCOS E TAMBORES
MODELOS ESPORTIVOS DE FREIOS A DISCO
RAIO-X                                     

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é direção defensiva?



Direção defensiva

Direção defensiva: É o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. No Brasil, a resolução 168/04,[1] de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.



Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:
Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade, Ação.











OBS: A planilha foi criada para a manutenção preventiva do Vitara, mas pode ser adaptável para qualquer veículo.


Na primeira aba (Manutenção Preventiva), é onde podemos controlar a manutenção básica e periódica do veículo. 

- Manutenção: Colocar os itens que queremos monitorar;
- Período: É o período de manutenção dos itens, em meses e/ou KM.
- Histórico: Aqui colocamos nossas manutenções, a data e o KM em que foi feita a manutenção do item.
- Próxima Manutenção: Nessa coluna, não mexemos, ela se atualiza sozinha de acordo com os dados que você colocou no histórico e no período. Ela faz o calculo de quando deverá ser feita a próxima manutenção do item, a data ou o KM, o que vier primeiro. 

Regras para funcionar:
- Para começar a usar, você deve preencher o ponto de partida, Data e KM do carro (lá em baixo), do dia que voce comprou o veículo.
- Toda vez que abrir o arquivo, atualizar o KM atual (lá em baixo tmbém) que o odometro da sua viatura está marcando.
- A data atual (lá em baixo também) se atualizará sozinha, fique tranquilo.
- Pegue o manual do seu carro, procure a tabela de manutenção, e preencha a coluna Manutenção e Períodode acordo com o que o manual indicar.

Para facilitar, quando a época (Data ou KM) da manutenção passar a data ou o KM, da coluna Próxima Manutenção vai ficar vermelho, e se estiver perto da época (Data ou KM) da manutenção, vai ficar verde.

Na segunda aba (Histórico):
Podemos colocar todas as manutenções realizadas do carro, colocando a data, o KM, a descrição do que foi feito no dia, a oficina onde foi feito o seviço e o custo da manutenção. Bem simples, servirá de histórico do seu carro.

Ps. Esta planilha foi feito no iWork, no sistema operacional MAC OS, e exportei para um documento excel, e não a testei numa máquina windows, e pode ser que os avisos em verde e vermelho da "próxima manutenção", não funcione, mas provavelmente não alterará o funcionamento da panilha. 









Obs: Click no link abaixo para baixar a planilha...


http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/59796-planilha-de-manutencao-preventiva.html

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dúvidas frequentes sobre suspensão a ar.

Qualquer carro pode receber um kit de suspensão a ar?
     Sim, qualquer tipo de veículo pode receber um kit de suspensão a ar, salvo algumas excessões, como carros que possuem suspensão c/ barras de torção. Mas mesmo assim, o kit pode ser adaptado, porém, o mecanismo de funcionamento da suspensão terá de ser alterado.

Como funciona o sistema da suspensão a ar ?

     Funciona através de bolsas de ar que são colocadas no local das molas originais do carro. Estas bolsas podem ser infladas (levantando o carro) e serem murchas (rebaixando o carro). Cada bolsa de ar é assistida por um par de solenóides (válvulas) que controlam a entrada e saída de ar das bolsas. No interior do carro, botões comandam os movimentos e manômetros indicam a pressão de ar de cada bolsa.


Com o carro em movimento a suspensão a ar pode ser acionada ?
     Sim, com o carro em movimento a suspensão a ar pode ser acionada. Muitas pessoas tem esta dúvida e pensam que a suspensão a ar só pode ser acionada quando o veículo estiver parado. Mas não, a qualquer momento (parado ou andando) a suspensão pode ser elevada ou rebaixada sem qualquer tipo de problema.

Há risco da bolsa estourar? Qual a durabilidade da bolsa? O carro fica mais duro?

     Bom inicialmente há risco da bolsa estourar sim. Mas calma a mola do seu carro também pode quebrar... mas é algo muito difícil ocorrer, desde que você tome alguns cuidados: como fazer manutenções periódicas no kit. Quanto a durabilidade, vai variar muito da utilização, clima, tipo de carro e tipo de suspensão, mas normalmente um kit de suspensão a ar dura anos. Em relação a maciez, ela pode ser controlada inflando ou murchando as bolsas, porém, os amortecedores utilizados na suspensão a ar são cerca de 30% mais duros.
O carro pode saltar (pular) quando possui
um kit de suspensão a ar?

     Bom, alguns carros aqui no Brasil já estão pulando através da suspensão a ar. Mas isto vai depender dos produtos/acessórios que compõem o seu kit de suspensão. Basicamente para este feito, as válvulas solenóides e as mangueiras do kit deverão ser maiores, assim, a passagem de ar é elevada, consequentemente a pressão que vai para as bolsas também, levando o carro com maior rapidez e força.

Como recarregar o ar que o sistema utiliza?

     O ar utilizado para o funcionamento da suspensão é armazenado em um ou mais cilindros geralmente instalados no porta-malas do veículo. A quantidade de ar para armazenamento varia de acordo com o tamanho do cilindro utilizado. Para regarrega-lo, basta utilizar um calibrador de pneus comum (aqueles de posto de gasolina) ou através de um compressor elétrico, vendido como acessório do kit de suspensão a ar.


Rebaixando o carro através da suspensão a ar ele ficará encostado no chão?
     Liberando todo o ar das bolsas o carro ficará no limite máximo de rebaixamento. Este limite vai variar de carro para carro, pois cada um possui um tipo de suspensão e um tipo de chassi/bloco. Ou seja, alguns carros irão ficar mais próximo ao solo, outros nem tanto. Para fazer o seu carro encostar completamente no chão, algumas adaptações terão de ser feitas como: o eixo traseiro ser retrabalhado, a longarina ser cortada, os paralamas serem rebatidos e os amortecedores serem encurtados.

Qual é o custo da suspensão a ar?
     
Quanto aos valores da suspensão a ar, os sistemas auxiliares simples começam em cerca de R$900 enquanto os sistemas 100% a ar pode ir de R$1.600 a até R$6.000 reais para sistemas mais sofisticados. Acessórios como controle remoto e compressor elétrico, são geralmente vendidos a parte e custam cerca de R$ 200 e R$ 1.000 reais respectivamente. Cada bolsa de ar, custa aproximadamente R$ 130 reais (nacional) e U$ 180 dólares (importada).

Fotos: